A rotulagem é a melhor estratégia de marketing de uma empresa alimentícia, pois é a forma de comunicação com o consumidor final. Esqueça a propaganda da TV, mídias e anúncios. É o rótulo que o cliente irá tocar.
Quantas vezes você foi ao mercado pensando em comprar uma determinada marca, mas quando chega lá vê uma marca dizendo “20% menos gordura” ou um produto que diz ser livre de gorduras trans. Você certamente vai pensar, será que este produto não é melhor?
A prateleira de um supermercado é uma verdadeira batalha de rótulos, tanto visualmente quanto na sua composição. Onde todos os mínimos detalhes são pensados para atrair o consumidor. Todos buscando um benefício diferenciado, afim de se colocar o seu produto dentro do carrinho do consumidor.
Sua dúvida neste momento deve ser: como vou fazer isso? Como ser comprado? Como ter uma embalagem inteligente do ponto de vista mercadológico e ao mesmo tempo mantendo as obrigações legais?
O rótulo é a identidade do produto e o mesmo é importante tanto para o produtor quanto para o consumidor.
A ROTULAGEM É A MANEIRA UTILIZADA PELO FABRICANTE PARA INDICAR A COMPOSIÇÃO DO ALIMENTO QUE SERÁ INGERIDO.
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A rotulagem nutricional é uma base de informação para o consumidor conhecer melhor o produto e escolher melhor, refletindo na sua saúde.
Graças a rotulagem, a FDA notou que o consumo de gorduras trans caiu pela metade nos último 20 anos, bem como o consumo consciente por pessoas com dietas restritivas.
O que deve constar na rotulagem nutricional?
- As informações contidas nos rótulos informam aos consumidores as propriedades nutricionais do alimento, – é obrigatório declarar a quantidade de valor energético dos nutrientes: carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras trans, fibra alimentar e sódio.
- Quando minerais e vitaminas estiverem presentes em uma quantidade maior ou igual a 5% da ingestão diária recomendada (IRD) por porção indicada no rótulo, podem ser declarados optativamente.
- A informação será sempre expressa como “zero”, ou “0”, ou “não contém” para valor energético e ou nutrientes quando o alimento apresentar quantidades menores ou iguais às estabelecidas como “não significativas” de acordo com a tabela.
- A informação nutricional deve ser expressa por porção, incluindo a medida caseira correspondente.
- Fica excluída a declaração de gorduras trans em percentual de Valor Diário.
Observação: * % Valores diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ.
O produto deve conter informações objetivas, precisas e em língua portuguesa.
Conforme legislação, o rótulo deve possuir uma avertência, caso o alimento apresente algum nutriente ou ingrediente específico, ou característica que possam representar algum risco para a população em gera, ou grupo de pessoas que possuam alguma restrição alimentar, como celíacos, hipertensos, diabéticos, entre outros.
Graças à legislação atual os rótulos, hoje em dia, são bem mais detalhados do que os fornecidos alguns anos atrás. As pessoas com alguma restrição alimentar agradecem.
Alergênicos
Caso faça parte da composição: peixe, amendoin, trigo, camarão, nozes, leite ou ovo. Estes devem ser expressos em letras maiores e em negrito. Mesmo que sejam apenas traços.
É direito do consumidor exigir a informação na rotulagem de alimentos, podendo denunciar empresas que não atenderem as exigências obrigatórias de alimentos embalados, segundo legislação vigente.
Ética e Lucro
Existem empresas que pensam muito mais no lucro do que na saúde do seu consumidor. Buscando atingir públicos mais vulneráveis como crianças, ou fazem alegações irreais nos rótulos, sem a preocupação com as consequências.
Empresas sérias que trabalham para a promoção da saúde, por isso existe uma “briga” grande para que as informações dos rótulos sejam mais transparentes.
Por isso vamos apresentar 5 dicas simples para aqueles que querem “jogar limpo” nesta batalha, mas que se aplicadas de maneira inteligente, podem trazer ao seu produto o valor e o destaque que deseja.
1.Valorize suas qualidades
Antes da rotulação pense antes em um diferencial para elaborar seu produto. Vivemos em uma mudança na forma de consumo e seu produto pode fazer a diferença neste “novo mundo”. Veja alguns itens diferenciais por exemplo:
- Apoio de produtores locais
- uso de ingredientes orgânicos
- Usar apenas o açúcar dos ingredientes naturais, sem adição
- Não conter glúten
- Uma embalagem reciclável
- Empresa com projetos de sustentabilidade
- Produtos sem aromas artificiais
2. Comunique-se com seu cliente
Incentive o consumidor a enviar receitas, por exemplo, marcando em redes sociais. Ou um concurso cultural.
Você pode também oferecer formas versáteis de utilização do produto, além das tradicionais.
Informe também sobre armazenamento e conservação. Como preservar o sabor e manter a qualidade do mesmo.
3. Valorize a tabela nutricional
Se você já pensou em um produto diferenciado, com quantidades significativas de componentes não obrigatórios, como por exemplo, Cálcio, vitaminas e ferro. Por que não declarar na tabela? Converse conosco e podemos lhe orientar melhor. Como os rótulos são uma guerra na prateleira compare seu produto com os concorrentes. Se o seu oferece menos sódio na composição, ou possui mais fibras. Deixe bem claro para o consumidor na sua rotulagem.
4. Alergênicos, um problema de saúde pública.
Além de ser uma obrigatoriedade, que pode acarretar em custos no futuro. Preocupe-se com o consumidor informando, como explicamos acima. Porém se seu produto não possui alergênicos, use isso ao seu favor, informando.
Porém tenha ciência dos processos de produção. Imagine alegar não conter gluten e, por um erro de produção um lote é contaminado.
Tenha sempre muita cautela.
5. Seja ético
Por fim pense que você não gostaria de ser enganado. É importante vender, mas busque a confiança de seus clientes.
Alguns produtos precisam de comprovação científica para alegar seus benefícios, busque esta comprovação antes de usar como argumento. Se não pode colocar personagem nas embalagens, não coloque.
Não engane se cliente! Não diga que seu produto agora tem 10% menos açúcar, se ele ainda contém uma quantidade enorme e não saudável.
Entregue o que promete!
Fonte: nutriacessoria.com.br e melhorcomsaude.com.br