Fazer a limpeza e higienização periódica de um poço artesiano é necessária para garantir a qualidade da água, mantendo a própria para o consumo, livre de microrganismos e patógenos.

Qual a periodicidade de limpeza?

A frequência da limpeza de um poço artesiano é dependente da do tempo e idade de uso. Porém em média, um poço deve ser limpo a cada seis meses ou o prazo máximo de uma vez por ano.

Em poços mais velhos, com um longo histórico de uso, a frequência deve ser menor, a fim de garantir integridade e qualidade da água, através de medidas preventivas.

Limpeza Química

Para a manutenção da qualidade da água para consumo, pelo uso da limpeza química é necessária a retirada dos equipamentos instalados (bomba, tubulação, e instalações elétricas.

Após isso é medido o nível da água e profundidade para o cálculo de volume e instalação da coluna de limpeza.

Para a limpeza são utilizados compostos químicos, proporcionais ao volume do poço. Após isso a agitação mecânica, durante a limpeza física auxilia para soltar possíveis partículas acumuladas na parede do poço.

O descarte da água em solução, dos produtos químicos e das partículas desagregadas é realizado através do bombeamento por meio de compressor de alta pressão.

Antes da reinstalação dos equipamentos do poço, é feita uma aplicação de hipoclorito, para controle bacteriológico dentro do poço, melhorando assim, ainda mais a qualidade da água extraída.